26 de dezembro de 2008

A Vida!!

A vida segue seu curso, que bom que ela tem sido tão generosa comigo. Tenho duas filhas adultas já, que sempre estiveram comigo nas férias. Esse ano a ViKi , a da foto e eu, vamos viajar sozinhas, estranho isso, pois sempre tive a companhia de minhas filhas. Mas esse ano a mais velha "casou" e a mais nova está iniciando sua vida em Goiânia. Que bom, fico feliz de ver que elas estão bem, lutando para construir um futuro profissional e pessoal. Eu vou a encontro de meus pais, estar um pouco com eles sair da rotina, estou precisando. Até a volta.

1º Seminário Internacional de Educação em Leopoldina



O selinho para divulgação do 1º Seminário Internacional de Educação em Leopoldina divulgado e promovido pela pela autora do blog Gibiteca .

17 de dezembro de 2008

Agradecimento

Há um mês atrás exatamente no dia 17 de novembro, estava no laboratório de informática aguardando as crianças e alunas da turma 3302 para a aplicação do grupo. Era uma segunda feira, entrei rapidamente no meu e-mail e li a seguinte mensagem:
Prezado(a) Professor(a),
É com grande satisfação que dirigimo-nos a Vossa Senhoria para parabenizá-los por seu brilhante trabalho e comunicar que sua experiência educativa, inscrita no Prêmio Professores do Brasil - 3ª Edição foi selecionada pela Comissão Julgadora, para premiação.
Nossa!!! Eu pulei de alegria, certamente foi o momento mais feliz de minha vida, ver meu trabalho reconhecido nacionalmente, era emoção demais.
Depois disso vieram os preparativos, o power point para a apresentação, a viagem, todos momentos que jamais esquecerei.
Devo muito deste prêmio ao grupo
Blogs Educativos, pois esse ano pude participar do I Congressso de Tecnologias na Educação, minha experiência foi escolhida.
O principal estava pronto, quando li, também no grupo, que esse ano o Ensino Médio poderia participar, acrescentei o que precisava, o essencial estava pronto. Quero agradecer também a todas as pessoas que visitam meu blog, amigos, colegas que me incentivam a continuar, continuar a escrever sobre o que acontece nas minhas aulas, contando e refletindo sobre a prática pedagógica que aplico com minhas alunas, as grandes protagonistas, sem elas nada teria acontecido.Obrigada para todos.
Foto capturada do site
freefoto

14 de dezembro de 2008

Endereços dos Projetos- Aplicação

Agregamos os diversos projetos usando o bloglines , onde é possível, com facilidade, monitorar as produções e visualizar as interações e intervenções nos diversos projetos. A lista de endereços, blogrolls ,está compartilhada no blog Projetos de Aprendizagem do Curso Normal, que está linkado aqui, em Caminhos , pela indicação "Meu Trabalho na Escola". Esta foto é do grupo que pesquisou sobre o Lixo , turma 3301, cuja aplicação foi feita com a 2ª série do turno da manhã . Esse grupo criou uma página com slides das tarefas realizadas pelos alunos, no link Relatório . Todos os comentários sobre as aplicações dos diversos projetos estão aqui em Caminhos no marcador Aplicação.Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.

11 de dezembro de 2008

Caminhos

Estou terminando minhas atividades na escola, mais um ano letivo que encerra. Tenho muito ainda para postar sobre a finalização do meu projeto, só não o fiz por absoluta falta de tempo. Também quero reformular meu blog, deixa-lo com um novo visual, passo o ano todo me dedicando ao trabalho e, no final do ano, sinto prazer em arrumar tudo o que fui deixando , modificando algumas coisas, tornando-as mais agradáveis. Se faço isso em minha vida, no espaço onde moro, sinto necessidade de fazer também no meu espaço virtual, no meu blog. A foto? É da janela da minha sala, agora há pouco. Paisagens me tranqüilizam.

8 de dezembro de 2008

Prêmio Professores do Brasil

Durante o desenvolvimento de nosso trabalho ao longo do ano, muito importante era ter o registro das ações desenvolvidas através de fotos e vídeos. No segundo semestre as alunas se encarregaram de obter as fotos . Com aparelhos celulares, com câmeras emprestadas de amigos e familiares. Muitas vezes até chegar no meu blog o caminho era longo, mas não por falta de interesse delas, que sempre davam "um jeito". Agora conto para vocês, que hoje comprei minha primeira máquina digital e ,como não poderia deixar de ser, a primeira foto de minha máquina novinha é do meu Diploma, assinado pelo Ministro de Educação Fernando Haddad e pela Vice-Presidente do Instituto Votorantim ,Ana Helena de Moraes Vicintin. Aproveito para agradecer ao Instituto pela premiação e a Tatiana Motta pela sua gentileza e atenção durante todo o evento.

6 de dezembro de 2008

Um de meus Prêmios

Recebi das mãos do Ministro da Educação Fernando Haddad o troféu da artista Maria Bonomi feito de Alumínio com a técnica Cera Perdida, criação exclusiva para o Prêmio Professores do Brasil 3ª edição. Continuo sem palavras, por isso só as imagens.

Premiados Ensino Médio

Abaixo os nomes , estados e cidades dos seis professores na categoria Ensino Médio, infelizmente na hora dessa foto a professora Carmelita não estava. Os demais, na ordem que aparece abaixo da esquerda para direita, mesmo a foto não estando nítida é possível identificar.
Vânia Aparecida Silva Corrêa Pinto, Rio de Janeiro RJ, Brasileirinho: Sarau de Poesia e Filosofia no Bosque.
Giane Gonçalves de Sales Falseti, Bariri SP, Quem Acredita Sempre Alcança
Luciano Guedes Siebra, Araripe CE, Pesquisar é produzir novos conhecimentos e comunicar os resultados
Teresinha Bernadete Motter ,Caxias do Sul RS, Escola- Espaço de Construção e Autonomia
Ivonete Helena Machado, Jaraguá do Sul SC, Biogás: uma fonte alternativa de energia
Carmelita Fernandes Afonso Rodrigues, Itapipoca CE, A Informática Educativa na Valorização da História Local e na Criação de um Museu

4 de dezembro de 2008

Apresentação do trabalho

Emoções!!

Voltamos!!!Aos poucos vou postar aqui as emoções vividas nesses dois dias que estivemos em Brasília para receber o Prêmio Professores do Brasil. Começo , agradecendo a Diretora do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Professora Leila Rosane Macuco, pelo incentivo e apoio que sempre obtive , em todos os momentos do meu trabalho. Sem esse apoio , certamente não estaríamos nessa foto na entrada do Ministério de Educação para recebermos o Prêmio.