30 de agosto de 2008

Visitas

Estou avaliando os projetos de minhas alunas, encerramos a pesquisa ,encerramos o trimestre. Estamos em fase de aplicação e, sobre ela, queria comentar hoje se tivesse as fotos para ilustrar, infelizmente somente durante a semana que vem, as terei. O que preciso é comprar uma máquina digital para mim. Preciso, para poder deixar minhas postagens em dia, por quê? Porque é neste blog que relato toda a minha prática no uso da metodologia.Gosto de saber que há pessoas que lêem sobre ela, gosto de escrever aqui, acostumei e, é por isso, que estou aqui nesse momento.Fico pensando muitas vezes o que faz com que um blog tenha muitas visitas, todos os dias? Um fato chama minha atenção, durante o curso de especialização, 3 colegas e eu construímos um blog sobre Mapas on Line. Um blog que passa meses sem ser atualizado e, mesmo assim, recebe mais de 50 visitas por dia. As visitas são de todas as partes do mundo, mas as que permanecem mais tempo no site, segundo o Google Analytics , estão na região sul e sudeste do Brasil e se concentram em determinados dias e horas . Penso ser alunos em escolas , pesquisando, de qualquer forma, é bom saber que um trabalho, uma construção nossa é aproveitada por tantos.

25 de agosto de 2008

Aplicação

Nas segundas feiras, antes do recreio as alunas da turma 3301 fazem sua aplicação na 4ª série e, depois do recreio, outra turma, a 3302 com a 3ª série. Tenho muito para contar sobre a aplicação de hoje, estou esperando as fotos para postar sobre. Mudando de assunto,eu não usava orkut, senti a necessidade agora esse ano, quando minhas alunas o iniciaram para mim. Elas gostam de comunicar-se por ele, confesso que também estou gostando, para recados rápidos é muito bom. Estou também usando meu orkut para colocar as fotos de algumas atividades criadas e aplicadas por elas.Para encontrar meu orkut , por favor, procure por: Bernardete Motter


Diga não a Dengue

Drogas

24 de agosto de 2008

Browsershots


Browsershots tira screenshots do seu layout em diferentes navegadores. Ele é um serviço livre de código-aberto criado por Johann C. Rocholl. Quando você enviar o endereço de seu site, ele será adicionado à fila de trabalhos. Um número de computadores distribuídos irá abrir seu website em seus navegadores. Então ele irá tirar screenshots e enviá-las para o servidor central.
Penso ser interessante para verificar como seu blog é visto em vários navegadores.

22 de agosto de 2008

Aplicação


Fiquei de comentar sobre a aplicação das alunas do grupo que fez a pergunta: Realmente conhecemos os animais? Esse grupo de aplicação das quintas feiras, é formado por alunos do 1º e 2º ano e 2ª série do curso fundamental que estudam no turno inverso. As alunas iniciaram mostrando o trabalho publicado em pbwiki, logo começou a surgir perguntas:
Por que a girafa tem pescoço comprido?
Por que o cavalo corre muito rápido?
Por que o cachorro sente frio?
Quantos quilos têm um hipopótamo?
Quantos metros têm uma girafa?
E, assim, foram indo, demonstraram muita vontade de trabalhar no computador, para isso, as alunas prepararam pastas com atividades, que quando realizadas são salvas em um arquivo no word. O próximo grupo a "viver" essa situação real de trabalhar com as crianças em um LIE, é o grupo
Meios de Transportes, que continuará a salvar no mesmo documento, portanto, no final em novembro, teremos um rico material de atividades feitas pelas crianças com os temasdaspesquisas das alunas.

21 de agosto de 2008

Trabalhar com Projetos

Fiquei muito feliz hoje, pois os resultados da oficina que fizemos com os professores já está dando resultados, que bom!! As professoras responsáveis pelo Setor Pedagógico da nossa escola, fizeram uma apresentação em Power Point sobre Trabalhar com Projetos , veja:

Metodologia De Projetos
View SlideShare presentation or Upload your own.

18 de agosto de 2008

Cristóbal Cobo

No final de semana não consegui postar nada do que pretendia, quero comentar sobre a "primeira prática" de minhas alunas , mas esse comentário não farei hoje. Hoje, quero recomendar o blog do Professor Cristóbal Cobo . Em sua última postagem que fala sobre TIC e Educação há a pergunta: Existe alguma evidência de que as tecnologias digitais contribuem significativamente para práticas pedagógicas? Penso que há muito o que refletir , principalmente por nós professores que usamos uma prática pedagógica diferenciada.
Neste vídeo abaixo, ele fala sobre a definição de tecnologia da informação e comunicação, no final afirma que, mais importante que o tipo de tecnologia que usamos é como desenvolver as competências para nos apropriarmos dessa tecnologia.
Vale a pena conferir

13 de agosto de 2008

Turma 3301- Turma 3302

Nas segundas feiras, iniciando na próxima, dia 18/08, as alunas das turmas 3301 e 3302 vão iniciar a aplicação do conhecimento construído em seus Projetos de Aprendizagem, publicados em PBwiki, com os alunos da 4ªsérie (3301) e da 3ª série (3302). Os projetos estão aqui:
Família
Água
Meio Ambiente
Drogas
Dengue
Artes
Lixo
Hip Hop
No final de semana, com mais tempo,colocarei aqui os grupos da noite, ( nove), irão ter encontros com as crianças nas terças de manhã, iniciando na próxima, dia 19/08 .Os grupos da quinta feira(três) irão trabalhar com as crianças do Projeto Integrado .Como vocês podem conferir são muitos os projetos e muitas crianças serão atendidas pelas alunas , de agosto até novembro. É minha intenção relatar aqui esses encontros, pois as atividades relacionadas com o tema dos projetos também estão sendo construídas por elas.
Todos os projetos estão no Blog dos Projetos

6 de agosto de 2008

Aplicação com as Crianças.

Amanhã vamos iniciar nossa aplicação com as crianças, como será nosso primeiro encontro , preparamos uma apresentação com possibilidades de ferramentas e aplicativos que as alunas poderão usar no decorrer do trabalho. Publicamos também no Blog dos Projetos .

Recebendo as crianças.
View SlideShare presentation or Upload your own.

1 de agosto de 2008

Saúde- Lixo

Estou visitando as páginas dos Projetos de minhas alunas, a pesquisa deve estar em fase de conclusão, pois entraremos agora na última etapa do Planejamento, ou seja, aplicação com as crianças. Nas segundas feiras , as alunas das turmas 3301 e 3302 com as crianças da 3ª e da 4ª série, durante 60 minutos. Nas quartas , a turma 3207 com a 2ª série, nas quintas a turma 3303 atenderá um grupo de alunos do Projeto de Integração das Práticas Docentes, uma turma mista dos alunos de 1º, 2º e 2a série, que estudam de manhã. Esse horário será de Agosto ao final de Novembro. Terei muito para contar aqui. Por ora, gostaria de indicar a leitura dos projetos Saúde e Lixo, mais precisamente no projeto Saúde, a página "curiosidades" onde falam dos germes no teclado do computador e no projeto Lixo, o desfile que aconteceu na Escola, entre outras . Confiram!!